Como campo de atuação da Psicologia, tem por objetivo analisar e intervir nos processos e interações que constituem a nossa subjetividade. O que lhe é específico é que o faz tendo como eixo central o processo ensino-aprendizagem e levando em consideração o complexo de relações que aí se estabelecem. Com esse foco, a Psicologia Escolar pode contribuir efetivamente para se alcançar os objetivos educacionais da instituição e a recuperação de sua capacidade de movimento. Esse movimento significa a transformação contínua da instituição, mesmo que não se possa prever em todos aspectos os rumos a serem tomados. Para isso, a Psicologia Escolar contribui ao questionar a eterna repetição dos discursos e das práticas que tomam como naturais e/ou individuais as queixas escolares, como a repetência, a evasão e os “maus comportamentos”. O compromisso da Psicologia Escolar deve ser também de auxílio na garantia das possibilidades de acesso e permanência na escola, principalmente das camadas da população que tradicionalmente são subjugadas a diversos processos de exclusão social. Para tanto, a Psicologia deve conceber a queixa escolar como fabricada no interior de um complexo de relações – em que estão situados professores, equipe técnica e administrativa, alunos, família e a comunidade de seu entorno – estruturado de um certo modo em dado momento da história da instituição e dos seus protagonistas.
| OBJETIVOS |
- Promover o debate junto aos integrantes da Instituição facilitando que estes se assumam como sujeitos do processo educacional;
- Analisar a realidade escolar em seu complexo de relações estabelecido na Instituição, e a sua inserção em um contexto macrossocial;
- Intervir na realidade escolar visando à superação das dificuldades geradas e mantidas no e pelo processo ensino-aprendizagem, e a não cristalização dos discursos institucionais acerca de tais dificuldades;
- Atuar na realidade escolar a partir de planejamentos construídos com as contribuições teóricas da Psicologia articuladas a outros saberes;
- Auxiliar o trabalho docente mediante planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica.
| PÚBLICO-ALVO |
A Psicologia Escolar tem como público-alvo os diversos atores da dinâmica institucional, estabelecendo relações com professores, equipe técnica e administrativa, alunos, e seus familiares, além da comunidade que influenciam e são influenciadas pela existência da Instituição.
| AÇÕES ATUAIS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR |
Levantamento contínuo junto à comunidade do Cefetce as expectativas, necessidades e demandas em relação à Instituição, atentando para as possíveis contradições entre práticas e discursos, bem como à existência de práticas não-formalizadas, fundamentais para se entender a dinâmica institucional;
Participação na elaboração de planos e ações educativas, como o projeto pedagógico, tendo como meta a qualidade do ensino, assim como assessorar o professor na construção de alternativas metodológicas;
Reuniões com CTP/DIREN:
Realização de reuniões com a Coordenadoria Técnico-Pedagógica, Gerência do Ensino Médio e Licenciaturas e Diretoria de Ensino, contribuindo para o planejamento, acompanhamento, intervenção e avaliação das ações educativas;
Reunião de Pais e Mestres:
Com o objetivo de promover uma maior aproximação entre família-escola, organizar e realizar juntamente com CTP/DIREN, reuniões de pais e mestres ao longo de todo o período letivo. E ainda, buscar formas alternativas de inserção dos familiares na escola;
Grupo de Pesquisa:
Participação no Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional - Cefetce, desenvolvendo pesquisas visando ao conhecimento e à proposição de alternativas à realidade educacional da instituição, bem como contribuindo para o conhecimento científico.
Evasão e Repetência:
Analisar, problematizar e propor ações acerca da evasão e repetência, tendo como princípio que toda queixa escolar é produzida por um contexto macro e microssocial no qual os diversos agentes do ato educativo (professores, alunos, técnicos, família etc.) estão implicados;
Orientação Profissional:
Programa realizado em grupo, no inicio de cada ano letivo, com o intuito de desenvolver nos estudantes uma consciência critica sobre seu processo de escolha profissional, buscando aprimorar a autonomia e a responsabilidade por suas escolhas;
Dicas de orientação profissional(em PDF)
Inserção nas Disciplinas:
Desenvolver atividades em parceria com as disciplinas, de forma especial nas de Orientação Humana, Sociologia e Filosofia;
Atendimentos Individuais:
Disponibilizar escuta pontual a alunos, professores e funcionários, analisando as queixas apresentadas e identificando quais os setores do Cefetce podem contribuir para a resolução das demandas. No caso de demandas psicoterápicas encaminhar-se-á para outras instituições.
| PRÓXIMAS ATIVIDADES |
Grupos de Discussão
Disponibilizar aos membros da instituição um espaço para o debate de diversos temas definidos pelos participantes;
Grupo de Professores
Reuniões mensais com o corpo docente, promovendo um espaço de comunicação entre os professores, no qual poderão ser discutidos temas referentes à dinâmica educacional;
Formação Continuada
Diante da demanda, promover atividades didáticas e científicas (cursos, palestras, seminários etc.) que contribuam para a formação continuada dos educadores.
| TEXTOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR |
Este espaço destina-se a tornar público as produções do Serviço, com o objetivo de socializar informações, promover debates e colher sugestões e críticas acerca de temas relevantes à realidade escolar.
Obs: os textos podem ser utilizados desde que respeitados os direitos autorais.
Notas Sobre a Relação Família-Escola(em PDF)
Produções dos Alunos
Este espaço destina-se a divulgar as produções dos alunos que participaram das atividades do Serviço, com o objetivo de socializar os conhecimentos produzidos pelo corpo discente.
| QUEM SOMOS NÓS |
O Serviço de Psicologia Escolar, inserido na Diretoria de Extensão, é formado pela seguinte equipe:
- 1 Psicólogo: Fúlvio Holanda Rocha – formado em psicologia pela UFC; especialista em Educação e Psicopedagogia pela Puc-Campinas e Mestre em Educação (linha de pesquisa: Psicologia e Educação) pela USP.
- 1 Estagiário.
| HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO |
O serviço de psicologia escolar dispõe dos seguintes horários para atendimento:
| Horário de Funcionamento | |
| 2ª a 6ª | 14 às 18 hs |
| 4ª e 6ª | 8 às 12 hs |
| CONTATO |
Caso queira entrar em contato conosco para tirar dúvidas, apresentar sugestões e reclamações, bem como saber quais as próximas atividades a serem desenvolvidas, você poderá nos procurar pessoalmente no nosso serviço ou pelo:
Fone: (85) 3307 3655 (Serviço Social e Psicologia Escolar)
E-mail: psico@cefetce.br
Endereço: Av. 13 de Maio, 2081 - Benfica - Fortaleza/Ce CEP: 60040-531 (A/C da Coordenadoria do Serviço Social e Psicologia Escolar).
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