segunda-feira, 4 de maio de 2009

O QUE É PSICOLOGIA ESCOLAR?



Como campo de atuação da Psicologia, tem por objetivo analisar e intervir nos processos e interações que constituem a nossa subjetividade. O que lhe é específico é que o faz tendo como eixo central o processo ensino-aprendizagem e levando em consideração o complexo de relações que aí se estabelecem. Com esse foco, a Psicologia Escolar pode contribuir efetivamente para se alcançar os objetivos educacionais da instituição e a recuperação de sua capacidade de movimento. Esse movimento significa a transformação contínua da instituição, mesmo que não se possa prever em todos aspectos os rumos a serem tomados. Para isso, a Psicologia Escolar contribui ao questionar a eterna repetição dos discursos e das práticas que tomam como naturais e/ou individuais as queixas escolares, como a repetência, a evasão e os “maus comportamentos”. O compromisso da Psicologia Escolar deve ser também de auxílio na garantia das possibilidades de acesso e permanência na escola, principalmente das camadas da população que tradicionalmente são subjugadas a diversos processos de exclusão social. Para tanto, a Psicologia deve conceber a queixa escolar como fabricada no interior de um complexo de relações – em que estão situados professores, equipe técnica e administrativa, alunos, família e a comunidade de seu entorno – estruturado de um certo modo em dado momento da história da instituição e dos seus protagonistas.

OBJETIVOS

- Promover o debate junto aos integrantes da Instituição facilitando que estes se assumam como sujeitos do processo educacional;

- Analisar a realidade escolar em seu complexo de relações estabelecido na Instituição, e a sua inserção em um contexto macrossocial;

- Intervir na realidade escolar visando à superação das dificuldades geradas e mantidas no e pelo processo ensino-aprendizagem, e a não cristalização dos discursos institucionais acerca de tais dificuldades;

- Atuar na realidade escolar a partir de planejamentos construídos com as contribuições teóricas da Psicologia articuladas a outros saberes;

- Auxiliar o trabalho docente mediante planejamento, acompanhamento e avaliação da prática pedagógica.



PÚBLICO-ALVO

A Psicologia Escolar tem como público-alvo os diversos atores da dinâmica institucional, estabelecendo relações com professores, equipe técnica e administrativa, alunos, e seus familiares, além da comunidade que influenciam e são influenciadas pela existência da Instituição.






AÇÕES ATUAIS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR



Análise da Instituição:

Levantamento contínuo junto à comunidade do Cefetce as expectativas, necessidades e demandas em relação à Instituição, atentando para as possíveis contradições entre práticas e discursos, bem como à existência de práticas não-formalizadas, fundamentais para se entender a dinâmica institucional;

Ação Pedagógica:

Participação na elaboração de planos e ações educativas, como o projeto pedagógico, tendo como meta a qualidade do ensino, assim como assessorar o professor na construção de alternativas metodológicas;

Reuniões com CTP/DIREN:

Realização de reuniões com a Coordenadoria Técnico-Pedagógica, Gerência do Ensino Médio e Licenciaturas e Diretoria de Ensino, contribuindo para o planejamento, acompanhamento, intervenção e avaliação das ações educativas;

Reunião de Pais e Mestres:

Com o objetivo de promover uma maior aproximação entre família-escola, organizar e realizar juntamente com CTP/DIREN, reuniões de pais e mestres ao longo de todo o período letivo. E ainda, buscar formas alternativas de inserção dos familiares na escola;

Grupo de Pesquisa:

Participação no Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional - Cefetce, desenvolvendo pesquisas visando ao conhecimento e à proposição de alternativas à realidade educacional da instituição, bem como contribuindo para o conhecimento científico.

Evasão e Repetência:

Analisar, problematizar e propor ações acerca da evasão e repetência, tendo como princípio que toda queixa escolar é produzida por um contexto macro e microssocial no qual os diversos agentes do ato educativo (professores, alunos, técnicos, família etc.) estão implicados;

Orientação Profissional:

Programa realizado em grupo, no inicio de cada ano letivo, com o intuito de desenvolver nos estudantes uma consciência critica sobre seu processo de escolha profissional, buscando aprimorar a autonomia e a responsabilidade por suas escolhas;

Dicas de orientação profissional(em PDF)

Inserção nas Disciplinas:

Desenvolver atividades em parceria com as disciplinas, de forma especial nas de Orientação Humana, Sociologia e Filosofia;

Atendimentos Individuais:

Disponibilizar escuta pontual a alunos, professores e funcionários, analisando as queixas apresentadas e identificando quais os setores do Cefetce podem contribuir para a resolução das demandas. No caso de demandas psicoterápicas encaminhar-se-á para outras instituições.



PRÓXIMAS ATIVIDADES

Grupos de Discussão

Disponibilizar aos membros da instituição um espaço para o debate de diversos temas definidos pelos participantes;

Grupo de Professores

Reuniões mensais com o corpo docente, promovendo um espaço de comunicação entre os professores, no qual poderão ser discutidos temas referentes à dinâmica educacional;


Formação Continuada

Diante da demanda, promover atividades didáticas e científicas (cursos, palestras, seminários etc.) que contribuam para a formação continuada dos educadores.



TEXTOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA ESCOLAR

Este espaço destina-se a tornar público as produções do Serviço, com o objetivo de socializar informações, promover debates e colher sugestões e críticas acerca de temas relevantes à realidade escolar.
Obs: os textos podem ser utilizados desde que respeitados os direitos autorais.


Notas Sobre a Relação Família-Escola(em PDF)


Produções dos Alunos

Este espaço destina-se a divulgar as produções dos alunos que participaram das atividades do Serviço, com o objetivo de socializar os conhecimentos produzidos pelo corpo discente.




QUEM SOMOS NÓS

O Serviço de Psicologia Escolar, inserido na Diretoria de Extensão, é formado pela seguinte equipe:

- 1 Psicólogo: Fúlvio Holanda Rocha – formado em psicologia pela UFC; especialista em Educação e Psicopedagogia pela Puc-Campinas e Mestre em Educação (linha de pesquisa: Psicologia e Educação) pela USP.

- 1 Estagiário.





HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O serviço de psicologia escolar dispõe dos seguintes horários para atendimento:

Horário de Funcionamento
2ª a 6ª
14 às 18 hs
4ª e 6ª
8 às 12 hs







CONTATO

Caso queira entrar em contato conosco para tirar dúvidas, apresentar sugestões e reclamações, bem como saber quais as próximas atividades a serem desenvolvidas, você poderá nos procurar pessoalmente no nosso serviço ou pelo:
Fone: (85) 3307 3655 (Serviço Social e Psicologia Escolar)
E-mail: psico@cefetce.br
Endereço: Av. 13 de Maio, 2081 - Benfica - Fortaleza/Ce CEP: 60040-531 (A/C da Coordenadoria do Serviço Social e Psicologia Escolar).








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