sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dia de campo aborda sistemas de terminação de cordeiros em pastagens em Farias Brito - Ce

A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) realizará no dia 15 de julho um dia de campo para produtores rurais do Cariri cearense, para levar conhecimentos sobre sistemas de terminação (abate) de cordeiros em pastagens cultivada e irrigada. A capacitação, promovida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a empresa Belgo, será apresentada para produtores dos

municípios de Campos Sales e Farias Brito, além de visitantes da Expocrato, que terão ônibus disponível saindo do Crato às 8 horas, até o Sítio São João, em Farias Brito (CE), onde acontecerá o evento.

"Nosso objetivo é mostrar a eles os principais cuidados em todas as etapas de implantação de um sistema de terminação em pastagem. Entre eles, o preparo do solo, a instalação da irrigação, a divisão dos animais em piquetes", destaca o médico veterinário Leandro Oliveira, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos. Segundo ele, é importante levar aos produtores locais informações sobre as condições para implantação de sistemas de produção. "Muitas vezes eles têm informações sobre manejo, mas precisam ainda ter maior conhecimento a respeito dos sistemas, inclusive sobre riscos e dificuldades de implantação", afirma Leandro.

O dia de campo demonstrará também vantagens da utilização de telas campestres em cercas para piquetes. "Há o hábito de se utilizar cercas com arame farpado, o que agride o animal, com lesões para sua pele. O problema é que uma pele danificada perde a qualidade e tem seu valor comercial reduzido, com prejuízo para o produtor. Com a tela campestre, esse risco não acontece", explicou Leandro.

A capacitação terá início às 8h30, no Sítio São João, com participação de Leandro Oliveira e Fernando Henrique Albuquerque, coordenadores do projeto Cordeiro do Cariri, da Embrapa Caprinos e Ovinos; do engenheiro agrônomo Antônio Cutrim, doutorando em Zootecnia da UFC, que falará sobre os sistemas de terminação; de Alexandre Amorim, da empresa Belgo, que fará demonstração de instalação da cerca com tela campestre. O dia de campo acontece até as 13 horas.

Cordeiro do Cariri

O dia de campo em Farias Brito é ação do projeto Cordeiro do Cariri, da Embrapa Caprinos e Ovinos, que visa fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura de corte na região. Por meio da difusão de conhecimentos e tecnologias sobre produção, terminação e fabricação, o projeto colabora com pequenos e médios pecuaristas, para que eles gerem produtos adequados à demanda do mercado de carne de ovinos. As atividades do Cordeiro do Cariri são financiadas por Banco do Nordeste e CNPq, com participação de instituições públicas e privadas.

FONTE:
Adilson Nóbrega
Embrapa Caprinos e Ovinos
MTb/CE 01269JP
adilson@cnpc.embrapa.br
(88) 3112.7528

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COETAGRI SOB NOVA GESTÃO

ELEITOS OS NOVOS DIRETORES DA COOPERATIVA - ESCOLA DO IFCE CAMPUS CRATO.
Depois do processo de eleitoral,foram eleitos os novos diretores da COETAGRI que ficarão na gestão até maio de 2011.Os estudantes frediano Siqueira(Presidente), Nailton lopes(diretor de Eventos), Ranielle bráz(Direto Técnico), Ivo Madley(Diretor Comercial)Gaspar Alves (diretor Financeiro. teve ainda eleição para conselho fiscal que elegeram os estudantes Tiago Barreto,Fernanda Loiola e Raylson Melo como fiscais. As supplencias dos dois grupos ficaram com Matheus Vidal, Iverson Dantas,Barbara Pereira,Carlos Kelvin,Juliano Martins.
Agora muita luta pela frente mas na certeza do máximo empenho para, fazer com que essa entidade beneficie cada vez mais os seus cooperados(estudantes).Aplicando os principios do cooperativismo, da coletividade, desenvolvendo assim uma prática de ajuda e respeito ao próximo. lutando por uma educaçlão pública, gratuitta e de qualidade, um ensino técnico referencia na região do cariri, esses são nossos principais objetivos, onde contamos com o apoio de todos os Estudantes, professores e tecnicos que queiram nos ajudar nessa luta.

Cabeça erguida e vamos a luta!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

38º CONGRESSO DA UBES TEVE REPRESENTANTE DO IFCE CAMPUS CRATO

Durante os dias 10 ao dia 13 de dezembro passado foi realizado o 38º CONGRESSO DA UBES- União Brasileira dos Estudantes Secundaristas em Belo Horizonte - MG.
o aluno do curso técnico em agropecuária do ifce campus crato representou o mesmo no congresso, participando pelo movimento estudantil KIZOMBA.O Congresso da UBES elegeu o amazonense Yann Evanovick como seu novo presidente. O tema principal do encontro foi a destinação de 50% do Fundo Social do Pré Sal para a Educação. A Kizomba esteve presente com cerca de 200 estudantes participando ativamente dos debates.
Reunidos na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e no Mineirinho , os estudantes deram uma grande demonstração de unidade e organização. "Provaram que o movimento estudantil está preparado para enfrentar as principais lutas e defender os interesses dos estudantes e da sociedade, respondendo, inclusive, aos ataques e as tentativas de criminalização dos movimentos sociais".

MOVIMENTO ESTUDANTIL NO IFCE É KIZOMBA: CONSTRUINDO UMA NOVA CULTURA POLÍTICA

Kizomba – Construindo uma nova cultura política!!
Há dez anos o campo Kizomba surge no movimento estudantil (ME) construindo algo diferente. Nós da Kizomba sempre levantamos a necessidade de aproximarmos os estudantes das entidades estudantis, dos movimentos sociais e populares, e também de repensar a forma de fazer política. Uma forma ousada, radical, mas sem ser destrutiva; propositiva, mas sem ser adesista; séria, mas sem ser chata. Nascia daí uma nova visão do movimento estudantil, sem que ela negasse o que já havia sido feito. Muito pelo contrário, absorvíamos o que tinha de positivo naquilo que fora anteriormente construído, mas queríamos fazer diferente.


Sempre reafirmamos e vamos continuar lutando para que a Nova Cultura Política que queremos construir privilegie e pense formas de participação política dos estudantes na construção das entidades, de democratização de instâncias de decisão, que busque o diálogo e ações conjuntas com os movimentos sociais.


Para conseguirmos articular nossas lutas e bandeiras, devemos deixar nossas frases feitas e apontar o caminho real para avançarmos na luta da construção de uma nova sociedade. A construção de uma nova cultura política não é apenas pensar novos espaços de debate e deliberação, mas é criar formas novas de organização e militância. Não significa pensarmos apenas nas direções das entidades, mas em formas que não favoreçam práticas burocráticas e antidemocráticas, que despolitizam e desencantam os estudantes. Propor o que não seria proposto, pensar em novas formas de linguagem, praticar o novo.


Uma cultura que privilegia a construção coletiva, a democracia, a participação, sem nunca esquecer que somos militantes de esquerda, socialistas e internacionalistas. Isto significa dizer que somos construtores do Fórum Social Mundial, da Marcha Mundial das Mulheres, que temos nossa atuação cotidiana pautada pela construção de uma nova sociedade.


Esperamos com isso dar alguns passos para o que acreditamos ser a construção de um movimento estudantil combativo, libertário e antenado com o desejo de um mundo justo, solidário e humanamente igualitário.